sábado, 9 de julho de 2011

09 de Julho de 2011

Primeira Leitura
Gn 49,29-33; 50,15-24;

29 Depois Jacó ordenou a eles: "Quando eu me reunir
com os meus, enterrem-me com os meus pais na gruta do
campo de Efron, o heteu, 30 na gruta do campo de
Macpela, diante de Mambré, na terra de Canaã, que
Abraão comprou de Efron, o heteu, como propriedade
sepulcral. 31 Aí foram enterrados Abraão e sua mulher
Sara; aí também foram enterrados Isaac e sua mulher
Rebeca, e aí eu enterrei Lia. 32 O campo e a gruta que nele
está foram comprados dos filhos de Het". 33 Quando
Jacó acabou de dar instruções aos filhos, recolheu os pés
na cama, expirou e se reuniu com seus antepassados.
Gn 50,15-24
15 Vendo que o pai havia morrido, os irmãos de José
disseram: "E se José guardou rancor contra nós e quer nos
devolver todo o mal que lhe fizemos?" 16 Então
mandaram dizer a José: "Antes de morrer, seu pai
expressou esta vontade: 17 "Digam a José: perdoe a seus
irmãos o crime e o pecado que cometeram, todo o mal que
fizeram a você'. Portanto, perdoe o crime dos servos do
Deus de seu pai". Ao ouvir o que eles mandaram dizer,
José chorou. 18 Então chegaram os irmãos,
prostraram-se diante de José e disseram: "Aqui estamos.
Somos seus escravos". 19 José respondeu: "Não tenham
medo. Por acaso eu estou no lugar de Deus? 20 Vocês
pretendiam o mal contra mim, mas o projeto de Deus o
transformou em bem, a fim de cumprir o que se realiza
hoje: salvar a vida de um povo numeroso. 21 Portanto,
não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos".
José os tranqüilizou e lhes falou afetuosamente.
22 José viveu no Egito com a família de seu pai, e
chegou aos cento e dez anos. 23 Conheceu os filhos de
Efraim até a terceira geração, e também os filhos de
Maquir, filho de Manassés, e os carregou no colo. 24
Por fim, José disse aos irmãos: "Estou para morrer, mas
Deus cuidará de vocês e os fará subir daqui para a terra
que ele prometeu, com juramento, dar a Abraão, Isaac e
Jacó". 25 Depois de tê-los feito jurar e de ter dito
“Quando Deus vos visitar, levai daqui os meus ossos convosco”
. 26 José morreu completando cento e dez anos de vida.


Evangelho
Mt 10,24-33

24 O discípulo não está acima do mestre, nem o servo
acima do seu senhor. 25 Para o discípulo basta ser como o
seu mestre, e para o servo ser como o seu senhor. Se
chamaram de Belzebu o dono da casa, quanto mais os que
são da casa dele!"
NÃO TENHAM MEDO


26 "Não tenham medo deles, pois não há nada de
escondido que não venha a ser revelado, e não existe nada
de oculto que não venha a ser conhecido. 27 O que digo a
vocês na escuridão, repitam à luz do dia, e o que vocês
escutam em segredo, proclamem sobre os telhados. 28
Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não
podem matar a alma. Pelo contrário, tenham medo
daquele que pode arruinar a alma e o corpo no inferno! 29
Não se vendem dois pardais por alguns trocados? No
entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento
do Pai de vocês. 30 Quanto a vocês, até os cabelos da
cabeça estão todos contados. 31 Não tenham medo!
Vocês valem mais do que muitos pardais. 32 Portanto,
todo aquele que der testemunho de mim diante dos
homens, também eu darei testemunho dele diante do meu
Pai que está no céu. 33 Aquele, porém, que me renegar
diante dos homens, eu também o renegarei diante do meu
Pai que está no céu."