domingo, 3 de julho de 2011

4 de Julho de 2011


1ª Leitura - Genesis 28,10-22

10 Jacó deixou Bersabéia e partiu para Harã.  11 Chegou
a certo lugar e resolveu passar a noite aí, porque o sol já
se havia posto. Jacó pegou uma pedra do lugar, colocou-a
sob a cabeça, e dormiu.   12 Teve então um sonho: Uma
escada se erguia da terra e chegava até o céu, e anjos de
Deus subiam e desciam por ela.   13 Javé estava de pé,
no alto da escada, e disse a Jacó: "Eu sou Javé, o Deus de
seu pai Abraão e o Deus de Isaac. A terra sobre a qual
você dormiu, eu a entrego a você e à sua descendência. 14
Sua descendência se tornará numerosa como a poeira do
chão, e você ocupará o oriente e o ocidente, o norte e o
sul. E todas as nações da terra serão abençoadas por meio
de você e da sua descendência. 15 Eu estou com você e o
protegerei em qualquer lugar aonde você for. Depois eu o
farei voltar a esta terra, pois nunca o abandonarei, até
cumprir o que prometi".
 16 Ao despertar, Jacó disse: "De fato, Javé está neste
lugar e eu não sabia disso".   17 Ficou com medo, e
disse: "Este lugar é terrível. Não é nada menos que a Casa
de Deus e a Porta do Céu".  18 Levantou-se de
madrugada, pegou a pedra que lhe havia servido de
travesseiro, ergueu-a como estela e derramou óleo por
cima.   19 E chamou esse lugar de Betel. Mas antes a
cidade se chamava Luza.
  20 Jacó fez, então, este voto: "Se Deus estiver comigo
e me proteger no caminho por onde eu for, se me der pão
para comer e roupas para vestir,  21 se eu voltar são e
salvo para a casa do meu pai, então Javé será o meu Deus.
  22 E esta pedra que ergui como estela será uma casa de
Deus, e eu te darei a décima parte de tudo o que me
deres".

Evangelho -  Mateus 9,18-26

18 Enquanto Jesus dizia essas coisas para eles, um chefe
se aproximou, ajoelhou-se diante de Jesus, e disse:
"Minha filha acaba de morrer; mas vem, põe tua mão
sobre ela, e ela viverá."  19 Jesus levantou-se e o seguiu,
junto com seus discípulos.
  20 Nesse momento, chegou uma mulher que fazia doze
anos vinha sofrendo de hemorragia. Ela foi por trás, e
tocou a barra da roupa de Jesus,   21 porque pensava:
"Ainda que eu toque só na roupa dele, ficarei curada."  
22 Jesus virou-se, e, ao vê-la, disse: "Coragem, filha! Sua
fé curou você." E, desde esse momento, a mulher ficou
curada.
  23 Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de
flauta e uma multidão fazendo barulho. Então disse: 24
"Retirem-se, porque a menina não morreu. Ela está
apenas dormindo." As pessoas começaram a caçoar dele. 
25 Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, e tomou
a menina pela mão. Então a menina se levantou.  26 E
essa notícia espalhou-se por toda aquela região.