terça-feira, 18 de novembro de 2014

Liturgia Diária

DOMINGO 23 de novembro de 2014


 SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO
 Cor Litúrgica: Branco


 INTRODUÇÃO

- Com.: Meus irmãos, celebramos hoje a Solenidade de Cristo, Rei do Universo

 LITURGIA DA PALAVRA


Com.: Irmãos caríssimos: Cristo é a Palavra revelada do Pai para a salvação dos seres humanos. Abramos o nosso coração para que a mensagem de salvação penetre em nossas vidas.


1ª LEITURA (Ez 34, 11-12.15-17)


– Leitura da Profecia de Ezequiel. 11Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. 12Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão. 15Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar – oráculo do Senhor Deus –. 16Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito. 17Quanto a vós, minhas ovelhas, – assim diz o Senhor Deus – eu farei justiça entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes”. Palavra do Senhor.

TODOS: GRAÇAS A DEUS.


SALMO RESPONSORIAL - (DO SALMO 22/23)

  



2ª LEITURA (1Cor 15, 20-26.28) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
 Irmãos: 20Na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte, e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine, até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 28E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos. Palavra do Senhor.

TODOS: GRAÇAS A DEUS.


CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / É bendito aquele que vem vindo,/ que vem vindo em nome do Senhor,/ e o Reino que vem, seja bendito,/ ao que vem e a seu Reino, o louvor!


PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mt 25, 31-46)
 CEL.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.

 CEL: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!


CEL.: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos de visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?' 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.

 HOMILIA

(colocar o video do Pe. Julio Lancellottti)


Texto extraído do folheto Povo de Deus - Nº 59 - (http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/povodedeus/ e conforme citações das mídias utilizadas) LEITURAS DO DIA



SEGUNDA-FEIRA



Primeira Leitura

Segunda – feira
Ap 14,1-3.4b-5
Tinham a fronte marcada com o nome de Cristo e o do seu Pai.
Leitura do Livro do Apocalipse de São João 
14,1-3.4b-5


Eu, João: 
1Tive esta visão: 
o Cordeiro estava de pé sobre o monte Sião. 
Com ele, os cento e quarenta e quatro mil 
que tinham a fronte marcada com o nome dele 
e o nome do seu Pai. 
2Ouvi uma voz que vinha do céu; 
parecia o barulho de águas torrenciais 
e o estrondo de um forte trovão. 
O ruído que ouvi era como o som 
de músicos tocando harpa. 
3Estavam diante do trono, 
diante dos quatro Seres vivos e dos Anciãos, 
e cantavam um cântico novo. 
Era um cântico que ninguém podia aprender; 
só os cento e quarenta e quatro mil marcados,
que foram resgatados da terra. 
4bEles seguem o Cordeiro aonde quer que vá. 
Foram resgatados do meio dos homens, 
como primeira oferta a Deus a ao Cordeiro. 
5Na sua boca nunca foi encontrada mentira. 
São íntegros! 
Palavra do Senhor. 



Salmos
Segunda-feira
Salmo 23(24),1-2, 3-4ab. 5-6(R Cf.6)
R. É assim a geração dos que buscam vossa face,
ó Senhor, Deus de Israel.





1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,*
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
2porque ele a tornou firme sobre os mares,*
e sobre as águas a mantém inabalável.R.

3'Quem subirá até o monte do Senhor,*
quem ficará em sua santa habitação?'
4a'Quem tem mãos puras e inocente coração,* 
4bquem não dirige sua mente para o crime.R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor*
e a recompensa de seu Deus e Salvador'.
6'É assim a geração dos que o procuram,*
e do Deus de Israel buscam a face'.R.



Evangelho
Segunda-feira
Lc 21,1-4

Viu também uma pobre viúva
que depositou duas pequenas moedas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo
segundo São Lucas 21,1-4

Naquele tempo: 
1
Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas 
depositando ofertas no tesouro do Templo. 
2
Viu também uma pobre viúva 
que depositou duas pequenas moedas. 
3
Diante disto, ele disse: 
'Em verdade vos digo que essa pobre viúva 
ofertou mais do que todos. 
4
Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, 
aquilo que lhes sobrava. 
Mas a viúva, na sua pobreza, 
ofertou tudo quanto tinha para viver.' 
Palavra da Salvação. 

Reflexão - Lc 21, 1-4
Muitas vezes somos injustos com as pessoas porque fazemos do elemento quantitativo a principal fonte dos nossos juízos e das nossas decisões em relação a elas. Assumindo os critérios do mundo, o número cada vez mais torna-se o principal critério para a nossa avaliação. Jesus nos mostra que diante de Deus, devemos pensar de forma diferente. Não é o quanto foi dado que manifesta a generosidade da pessoa, mas o como, o porquê e o significado da quantia que são realmente importantes, pois nos revela o relacionamento da pessoa com Deus e o seu envolvimento com ele.

Textos extraídos de (CNBB) - http://www.diocesedelins.com.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=290